26.6.05

Ervas para cuidar da beleza

Agrião – Sisymbrium nasturtium
Essa planta verde-escura tem várias propriedades medicinais importantes, especialmente para o estilo de vida corrido e poluído de hoje. Em forma de suco, xarope, salada, rico em sais minerais e vitaminas, o agrião revigora e purifica o organismo. Como ungüento, tem efeito cicatrizante.

Quem quiser clarear a pele, pode experimentar essa receitinha caseira: amassar 2 colheres de folhas e talos em fatias, misturar a uma xícara de café de álcool de cereais e uma xícara (também de café) de glicerina. Depois, é só coar em tecido ou peneira fina e passar na cútis, massageando de leve.
Partes utilizadas: Folha e talo.
Ajuda a tratar de: Afecções pulmonares, da pele e do fígado, anemia, bronquite, caspa, diabetes, doenças das vias urinárias, escorbuto, escrófula, fraqueza, queda de cabelo, raquitismo, tosse, tuberculose.



Alecrim - (Rosmarinus officinalis)
Ligado aos poderes do amor da alegria e da amizade, o alecrim enche de bons fluidos toda a casa. Purifica o espírito e os ambientes. Por isso, é sempre bom manter um potinho da erva na sala, nos quartos, na cozinha.

Abuse dele também para cuidar da beleza. Afinal, não foi à toa que o alecrim ganhou a fama de planta da juventude eterna. Experimente colocar, na água do banho, a seguinte loção: 3 xícaras (chá) de alecrim, 1 xícara (chá) de flores de camomila e 1 litro de água fervente. Espere macerar por 15 minutos, coe e despeje na banheira. Fique em imersão, no máximo, por 15 minutos, e sinta a diferença.
Partes utilizadas: Todas.
Ajuda a tratar de: Afecções hepáticas, intestinais e renais, debilidade do coração e do estômago, asma, bronquite, cabelo seco, diabetes, estomatite, feridas, pele cansada, reumatismo, tosse, úlceras.

Fonte: Flora – Essencial – Um guia prático para a saúde e beleza

Um comentário:

Roze disse...

hummm... Adoreiii...
muito legal o seu blog.
você sabe de aluma tratamento natural que ajuda a melhorar a aparencia das estrias?
sei que sumir é impossível, mas talvcez tenha algo que suavise sua aparencia. Se souber de algo põe aí que ficarei grata.
Obrigadaaa... bjokass.